sábado, 4 de outubro de 2014

Em meio a uma crise ambiental do planeta, a Ordem Franciscana convida a todos para celebrar com mais intensidade os 35 anos de nomeação de São Francisco de Assis como Patrono da Ecologia pelo Papa João Paulo II.

No dia 29 de novembro de 1979, o Papa João Paulo II, que será canonizado neste mês, dava o título merecidamente ao santo que ensinou como se deve respeitar e amar a Deus, à criação e às suas criaturas. Para dar início a esta comemoração, a Ordem dos Frades Menores, com sede em Roma, através do grupo "Romans VI" (o grupo dos seis animadores gerais da Justiça, Paz e Integridade da Criação – JPIC- da Família Franciscana) lançou um site dando as orientações e oferecendo subsídios para celebrar esta data.

"Estamos muito contentes em anunciar a criação desta página, que está disponível na rede desde o Dia Mundial da Água, 22 de março. A data de lançamento nos recorda que nosso compromisso de trabalhar pela integridade da criação deve ser algo concreto e prático. Os recursos estão disponíveis em vários idiomas e inclusive uma reflexão sobre a celebração, a declaração do Papa ao nomear São Francisco como Patrono da Ecologia, uma celebração eucarística, uma oração ecumênica, normas para uma celebração interreligiosa, uma oração da Cruz Maia, algumas preces e um artigo sobre a espiritualidade franciscana", explicam Joe Rozansky e Fabio L' Amour, OFM.

Esta página pode ser acessada no endereço www.francis35.org e a Ordem lembra que a data para a comemoração de São Francisco como Patrono da Ecologia é 29 de novembro deste ano. "Convidamos a todos os que podem preparar eventos, orações, encontros para comemorar este aniversário em datas e momentos oportunos, tanto em nível pessoal como comunitário. Vocês devem, claro, incluir a Família Franciscana nos seus planos, mas também assegurar-se de convidar os leigos para, com eles, promover entre todas as pessoas um espírito de cuidado da criação, no espírito de Francisco. Onde for possível, se pode considerar de vincular esta celebração com a celebração do Espírito de Assis, que tem lugar a cada ano no dia 28 de outubro", acrescentam Frei Joe e Frei Fábio, em carta no site da Ordem dos Frades Menores.

Em nome da Ordem, pedem que compartilhem o mais amplamente possível este material. "Pedimos que nos enviem um breve artigo sobre qualquer celebração que realizarem na sua região, junto com fotos para serem publicadas. Que Deus os bendiga em seus trabalhos pelo cuidado da criação, que é um presente que compartilhamos com todas as criaturas de Deus", completam.

Conheça a Bula de João Paulo II nomeando São Francisco Patrono da Ecologia
Ad. Perpetuam rei memoriam.

Entre os santos e preclaros varões que respeitaram a natureza como maravilhoso presente que Deus fez ao gênero humano, figura merecidamente São Francisco de Assis. Pois com sensibilidade singular ele apreciava todas as obras do Criador e, como que divinamente inspirado, criou este admirável "Cântico das Criaturas", as quais, o irmão sol sobretudo, e a irmã lua como as estrelas do céu lhe davam ensejo de render devidamente louvor, glória, honra e toda a benção ao altíssimo, onipotente e bom Senhor.

Estava, pois, muito bem avisado o nosso venerável Irmão Sílvio Oddi, Cardeal da Santa Romana Igreja e Prefeito da Sagrada Congregação para os Clérigos, quando, fazendo-se porta-voz principalmente dos membros da Associação Internacional chamada "Planning environmental and ecologycal Institute for quality life", pediu a esta Sé Apostólica que São Francisco de Assis fosse declarado padroeiro junto de Deus daqueles que se empenham pela Ecologia.

E Nós, de acordo com a Sagrada Congregação para os Sacramentos e o Culto Divino, em virtude destas Letras, válidas para todo o sempre, proclamamos São Francisco de Assis, padroeiro celestial de todos os cultores da Ecologia, com todas as honras e respectivos privilégios litúrgicos.

Nada possa obstar. E isto pronunciamos, mandando que estas Letras sejam religiosamente observadas e surtam efeito no presente como no futuro.

Dado em Roma, junto a São Pedro, sob o anel do Pescador, no dia 29 de novembro de mil novecentos e setenta e nove, segundo do Nosso pontificado.

João Paulo II
 
 
 
 
 
 
Fonte: http://www.isb.org.br/imprensa/noticias/item/178-35-aniversario-da-nomeacao-de-sao-francisco-de-assis-como-patrono-da-ecologia